A Dom Helder conta com um setor que oferece disciplinas a distância das grades dos Cursos de Graduação em Direito, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Arquitetura e Urbanismo. Oferce também alguns cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização).
1. O EAD-HHC é estruturado da seguinte forma:
1.1 Disciplinas ofertadas somente em EaD, conforme matriz curricular do curso de Direito: História do Direito; Filosofia do Direito, Hermenêutica Jurídica e Economia;
1.2 Disciplinas ofertadas em regime de Recuperação (somente aluno reprovado): antes do período de matrícula, é publicado edital com diversas disciplinas das grades curriculares, considerando-se aquelas que apresentam número significativo de reprovações. São confirmadas aquelas disciplinas que obtiverem, no mínimo, 15 estudantes matriculados. Todos(as) estudantes reprovados nelas no presencial, podem se matricular.
1.2.1 Também é possível matricular-se nelas:
ü para fins de regularização de grade, estudantes que ingressam por meio de processo de transferência ou obtenção de novo título, mediante autorização da Coordenação;
ü estudantes que tenham tido deferimento de Tratamento Especial em função de licença maternidade.
1.3 Curos ofertados pelo Programa de Pós-Graduação da Dom Helder, mediante abertura de edital de matrícula próprio.
2. Distribuição de Pontos:
2.1 Duas avaliações de 30 (trinta) pontos cada; Exame Especial (30 pontos) com as seguintes funções: substituir a menor nota para quem tiver realizado as duas Avaliações; suprir a nota para quem tiver deixado de realizar uma das provas. Caso, não se tenha realizado as duas provas, o Exame irá recuperar apenas a Avaliação II.
2.2 Cinco Avaliações Múltiplas: A1: 3 (três) pontos referente ao Manual do Estudante, Instrução Normativa e Tutoriais; A2: 7 (sete) pontos; A3: 10 (dez) pontos; A4 e A5: 10 pontos cada. Todas serão aplicadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA;
3. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA):
3.1 Todo material informativo, conteúdos de estudo e atividades avaliativas múltiplas serão disponibilizados no AVA, que conterá, além das abas “Manuais” e “Normativa”, os seguintes blocos:
ü “Informações Gerais”, contendo os seguintes documentos: Apresentação da Disciplina (Plano de Ensino), Apresentação Pesssoal do(a) Professor(a) e o Cronograma;
ü “Conteúdo”, contendo todo material de estudo;
ü “Atividades Múltiplas”, contendo as atividades avaliativas intermediárias (trabalhos) A1, A2, A3, A4 e A5;
ü “Avaliações”, contendo a Avaliação I, única prova aplicada online. A Avaliação II e o Exame Especial são aplicados presencialmente data e horário previstos no cronograma geral de cada disciplina.
4. As disciplinas EAD são estrturadas da seguinte forma:
4.1 Aula I (presencial), na qual o(a) Professor(a)-Tutor(a), apresentará a metodologia de aprendizagem, o conteúdo programático, o processo avaliativo, o cronograma de atividades e desenvolverá conteúdo e disponibilizará, no AVA, a esse respeito, a atividade A2;
4.2 Aula II (online, pelo Teams), na qual o(a) Professor(a) poderá retomar os conteúdos estudados, esclarecer dúvidas e apresentar orientações para a realização da Prova.
§ A Avaliação I, aplicada no AVA, com prazo máximo de 1h40 para realização, fica disponível pelo período de 24h a partir do momento programado para sua abertura, logo após o encerramento da atividade presencial (aula II), prevista no cronograma, no respectivo horário da disciplina;
§ A Avaliação II e o Exame Especial serão presenciais, no horário da disciplina.
5. As condições e prazos para a realização das Avalições e Exame Especial são as definidas na Instrução Normativa 01/2018 de EaD e contidas no Manual do Estudante.
6. Não há segunda chamada em EaD e nem “peso 2”, considerando a peculiaridade da estrutura de distribuição de pontos. No entanto, eventuais casos que possam ensejar Tratamento Especial (afastamento acima de 10 dias) ou Excepcional (afastamento menor que 10 dias) devem ser TEMPESTIVAMENTE (no máximo até 5 dias após a aplicação da prova ou o término do afastametno) informados à Coordenação medinate solicitação e encaminhamento da devida documentação que efetivamente comprove e justifique o pedido. Pedidos intempestivos são indeferidos.
7. Pedidos de Tratamento Especial/Excepcional e sua respectiva documentação deverão ser encaminhados para a Coordenação de EaD por meio do E-mail: [email protected].
8. As Avalições Múltiplas Virtuais seguirão a agenda definida pelo(a) Professor(a)-Tutor(a). Em caso de perda das mesmas, nova oportunidade somente será possível em caso de Tratamento Especial (atestados acima de 10 dias), o qual deve ser requerido tempestivamente, no máximo até cinco dias após o encerramento da atividade ou após o término do afastamento (ver orientações no Manual do (a) Estudante), mediante encaminhamento de solicitação e da devida documentação à Coordenação de EaD, diretamente no setor ou via e-mail: [email protected], no prazo acima referido. Pedidos intempestivos serão indeferidos.
9. Para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários, favor entrar em contato com o setor EaD, localizado no 8º andar do Prédio I, cujos contatos se encontram no final desse documento.
10. Contatos:
Coordenação:
Edmilson Ferreira
Ramal: (31) 21258809
E-mail: [email protected]
Atendimento:
Isabela Coutinho (Analista da coordenação Ead)
Ramal 2125:8854
E-mail: [email protected]
Suporte Tecnológico:
Informática: [email protected]
Abertura de chamado por meio da aba “Estudante” – Suporte TI, na página principal da Escola.